Topo
Instalação DE VER Cidade – Brasília Numa Caixa de Brincar celebra o aniversário da capital – Cultura Kids
fade
8485
post-template-default,single,single-post,postid-8485,single-format-standard,eltd-core-1.2.1,flow child-child-ver-1.0.0,flow-ver-1.6.1,,eltd-smooth-page-transitions,ajax,eltd-grid-1480,eltd-blog-installed,page-template-blog-standard,eltd-header-type2,eltd-sticky-header-on-scroll-up,eltd-default-mobile-header,eltd-sticky-up-mobile-header,eltd-dropdown-default,eltd-dark-header,wpb-js-composer js-comp-ver-7.7.2,vc_responsive

Instalação DE VER Cidade – Brasília Numa Caixa de Brincar celebra o aniversário da capital

Instalação DE VER Cidade – Brasília Numa Caixa de Brincar celebra o aniversário da capital

Exposição interativa ocupa a Biblioteca Nacional de Brasília e convida o público a explorar a cidade de forma sensorial e inclusiva

No mês em que Brasília completa 65 anos, a Biblioteca Nacional de Brasília recebe, de 14 de abril a 11 de maio, a instalação DE VER CIDADE – Brasília Numa Caixa de Brincar – edição monumental, uma realização do coletivo Entrevazios. A exposição proporciona ao público uma imersão lúdica e interativa nas singularidades arquitetônicas e urbanísticas da cidade. O projeto conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

A obra, composta por vinte blocos interativos de diferentes alturas, utiliza um material cimentício característico da arquitetura modernista, promovendo um diálogo entre o público e o espaço urbano. As caixas podem ser movidas, manipuladas e até mesmo receber uma pessoa dentro, permitindo que os visitantes construam e reconstruam sua própria versão de Brasília. A iniciativa celebra o aniversário da capital, comemorado em 21 de abril, estimulando reflexões sobre o planejamento e a identidade da cidade. O cinza das caixas, que inicialmente pode parecer monocromático e asséptico, evoca a arquitetura modernista, mas, ao se aproximar, revela uma outra perspectiva: uma cidade lúdica e cheia de invenções. A exposição estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 14h.

Acessibilidade

Acessibilidade e inclusão são pilares centrais do projeto. A obra é acessível para pessoas surdo-cegas, já que é totalmente tátil, possibilitando uma interação direta e sensorial com os elementos expostos. Serão oferecidas visitas em LIBRAS, com uma equipe treinada em acessibilidade atitudinal, em um espaço com infraestrutura acessível, como piso podotátil, banheiros adaptados e sanitários exclusivos para crianças.

“A acessibilidade foi uma premissa central na criação de DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar. Desde o início, envolvemos crianças e adultos neurodivergentes para validar a experiência sensorial da obra, que conta com audiodescrição completa e interação tátil, tornando-se acessível também para pessoas surdo-cegas. É uma ação inclusiva que valoriza a acessibilidade estética como parte essencial da vivência artística”, ressalta Luênia Guedes, uma das idealizadoras da obra e coordenadora artística da edição.

Em parceria com a Todo Público, iniciativa de mediação cultural que propõe experiências plurais, o coletivo Entrevazios realiza a Edição Monumental da obra DE VER CIDADE, um programa que visa democratizar o acesso às artes e promover a educação patrimonial entre crianças e jovens, inspirando a compreensão crítica e afetiva sobre os espaços urbanos. Para participar da visita acessível em libras entre em contato  pelo (61) 99309-7262 ou pelos perfis @entrevazios e @todopublico.art.

Visitas escolares

O projeto oferece visitas para grupos escolares que podem ser agendadas de segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h30, com duração de 1h30 e capacidade para até 40 estudantes por horário. A duração da visita pode ser adaptada às necessidades de cada grupo. Para participar, as escolas deverão fazer o agendamento pelos perfis @entrevazios e @todopublico.art. Os agendamentos também estão disponíveis para a grupos de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Há, também, a possibilidade de transporte sem custo para instituições escolares públicas, consulte a disponibilidade.

Coletivo Entrevazios

Criado em 2014, o grupo vem propondo reflexões e diálogos contínuos sobre Brasília e suas poéticas, investigando as intersecções da cidade, arte, memória e os corpos que a atravessam.  Os desdobramentos artísticos do Coletivo incluem trabalhos como: o Livro de Artista ENTREVAZIOS (2014); a intervenção urbana O Estrangeiro (2015); a exposição instalativa De Ver Cidade – Brasília numa caixa de brincar (2019 e 2024); a intervenção poética de teatro de animação Lourença (2021); o mini documentário Barraca de Memórias (2023); a exposição Percursos Inventados (2023); o espetáculo-instalação Carrego O Que Posso, Faço Quintal Onde Dá (2024); e as visitas teatralizadas com Cidade Espetáculo – Aventura nos Três Poderes (2024).

SERVIÇO

DE VER Cidade – Brasília numa caixa de brincar – edição monumental

Data: De 14 de abril a 11 de maio de 2025

Visitação Escolar: Segunda a sexta-feira, às 9h e às 14h30, mediante agendamento para grupos de até 40  estudantes

Visitação Espontânea: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; Sábado e Domingo, das 9h às 14h

Local: Biblioteca Nacional de Brasília – Conjunto Cultural da República

Entrada: gratuita

Agendamentos: @entrevazios e @todopublico.art

Informações: (61) 99309-7262

LUDMILA Sá Teles

Cientista política por formação, mãe, esposa e entusiasta por eventos infantis. A vinda do filho lhe tornou apaixonada pelos agitos dos pequenos e foi assim que surgiu o Instagram Cultura Kids Bsb onde divulga os melhores eventos infantis da cidade, apresenta opções de serviços para o público materno-infantil, além de fazer sorteios e coberturas e que devido ao sucesso, se tornou este site.

Sem Comentários

Poste um comentário

Siga-nos no Instagram